top of page
Foto do escritorpiazada da pesca

Dicas de iscas para Traíra em cada temporada

Hoje vamos falar um pouco sobre as iscas certas para traíra em cada temporada. Para isso pegamos o material do nosso amigo Kauan Pitella, que é um especialista no assunto e está sempre disposto a ensinar quem busca aprender mais sobre essa pescaria.


ALTA TEMPORADA - VERÃO

Nos meses mais quentes do ano, entre dezembro e março, a atividade das traíras está no seu auge. Nessa época elas se alimentam bastante e também estão protegendo seus alevinos, após o período reprodutivo. Durante essa "alta temporada", a dica é aproveitar esse interesse das dentuças por qualquer coisa que passe perto e fazer a pescaria mais divertida de todas, usando e abusando das iscas de superfície.

Sugestões de iscas:


Zaras - um dos tipos mais atrativos de isca para as traíras. Costumam ser boas de arremesso e por isso conseguem cobrir uma grande área, favorecendo a localização dos peixes e o aumento na quantidade de ações. O trabalho pode variar entre um Z mais curto, alcançado com toques de ponta de vara mais frequentes, e um Z mais longo e cadenciado, que pode dar mais oportunidades de ataque ao peixe.


Frogs - uma das iscas mais usadas aqui no sul, apela ao gosto notório das traíras por rãs e sapos, comuns nos alagados de todo o país. É uma ótima pedida para acessar locais com muita vegetação, onde iscas com garatéias ou anzóis expostos simplesmente não conseguiriam passar. Os frogs escuros devem ter um lugar garantido na maleta, assim como os clássicos de alto contraste (corpo branco com cabeça vermelha, por exemplo). Girinos também entram nessa categoria e são bem interessantes de se ter, pois são extremamente eficientes.


Hélices e Poppers - dois tipos de isca fáceis de serem trabalhadas, que apostam mais na irritabilidade das traíras e no seu caráter territorialista. Muitas vezes geram ataques explosivos mesmo quando o peixe não está se alimentando, por parecerem uma invasão ao território da traíra, como se outro peixe ou criatura aquática estivesse caçando na área dela ou ameaçando seu ninho e sua prole.

O trabalho:

De maneira geral, o trabalho das iscas nessa época do ano pode ser mais rápido e intenso, gerando mais barulho, bolhas e vibrações.

MÉDIA TEMPORADA - PRIMAVERA/OUTONO

Nos meses imediatamente anteriores e posteriores ao verão, a pesca da traíra ainda é boa em termos de produtividade, principalmente na meia água. Também continua sendo possível fisgá-las na superfície, principalmente na primavera, mesmo que elas não estejam tão "exibidas". No outono, com a queda gradual das temperaturas, para manter um bom nível de sucesso o pescador deve se adaptar e começar a alterar gradativamente sua percepção e suas escolhas.

Sugestões de iscas:


Meia Água - no que estamos chamando de "média temporada" os plugs de barbela, twitch baits e outros tipos de isca que nadam no meio da coluna d'água costumam ter boa eficiência. Em geral não são iscas difíceis de se manusear e oferecem muitas possibilidades de trabalho, seja em relação à velocidade, ação ou profundidade em que atuarão.

Sticks - para quem não quer abandonar totalmente as iscas de superfície, uma opção interessante para essas épocas do ano é simplesmente escolher algo menos espalhafatoso. Os sticks são uma boa pedida nesse aspecto, pois com eles é possível causar uma comoção moderada na flor d'água que atraia as dentuças relutantes, ao invés de espantá-las.

O trabalho:

A chave para o sucesso com as traíras nos meses "intermediários", entre alta e baixa temporada, é variar. Experimente diversas iscas, altere a forma de trabalhá-las, explore áreas distintas do ponto de pesca. Fazendo isso, em algum momento você identificará a fórmula que está rendendo melhor resultado, aí basta mantê-la.

BAIXA TEMPORADA - INVERNO

Muitos dizem que no inverno não é possível fazer boas pescarias de traíra. Isso é parcialmente verdade. De fato, a produtividade como um todo tende a cair bem nos meses mais frios do ano, principalmente no sul e em certas áreas do sudeste e do centro-oeste do país. Mas ainda assim a pescaria pode ser boa não pela quantidade, mas pela qualidade dos exemplares capturados, que pode surpreender.

Sugestões de iscas:


Iscas Metálicas - nessa categoria, destacam-se os Spinnerbaits, que podem conter uma lâmina ou duas e são uma boa pedida para quando o peixe está no fundo, selecionando mais o alimento e não subindo por nada. Os Spinnerbaits de lâmina arredondada são melhores para um trabalho mais lento e locais de água muito calma ou parada, já os de lâmina em formato de gota podem ser melhor utilizados em um recolhimento mais rápido, quando a água tiver alguma velocidade ou quando existir vento que deixe-a mais movimentada.

Soft Baits - existe uma infinidade de iscas softs disponíveis no mercado atualmente, como minhocas, criaturas, shads, grubs, flukes, jerkbaits e vários outros tipos. Estas iscas são verdadeiros coringas na pesca de traíra em qualquer época do ano, mas principalmente no período de inverno, devido à sua ação mais lenta e natural (realista). Elas oferecem uma grande gama de opções ao pescador, podendo ser utilizadas sem lastro (chumbo), ou com lastro aplicado de diferentes formas (na isca, no anzol, no leader) o que permite que se pesque exatamente na velocidade em que se deseja e na profundidade específica almejada.

O trabalho:

Durante os meses mais frios, com o metabolismo mais lento dos peixes predadores é importante que o pescador também reduza a velocidade do trabalho de suas iscas. Nesta época é menos provável que uma traíra saia da posição em que se encontra e percorra uma grande área atrás de uma presa, de modo que vale à pena tentar manter a isca o maior tempo possível na "zona de strike" das dentuças.

Para finalizar, nosso amigo Kauan destaca: “Todas as dicas e sugestões incluídas nessa matéria são apenas isso: dicas e sugestões. Não existem regras matemáticas infalíveis na pesca e boa parte da graça do nosso hobby vem justamente daí.”

É isso, piazada... No mais, partiu pescar!


Fonte: Instagram: @kauanpittella

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page