top of page
Foto do escritorpiazada da pesca

Saiba mais - Miraguaia

A Miraguaia (Pogonias cromis) é uma espécie distribuída por todo o litoral brasileiro, do Amapá ao Rio Grande do Sul. É encontrada também no oeste do Oceano Atlântico, da Nova Escócia ao norte do México, incluindo o sul da Flórida. Ela prefere viver próximo à costa, em águas não muito profundas como, por exemplo, canais e estuários, sendo encontrada principalmente em regiões de fundo de areia, lodo, lama ou cascalho.


São membros da família da corvina (Sciaenidae), composta por 260 espécies e se distingue de espécies semelhantes pela espinha incomumente grande na barbatana anal e numerosos barbilhos no queixo.


A miraguaia possui aspecto robusto, com o corpo alto, alongado e levemente comprimido e achatado, e coberto por grandes escamas. Sua coloração é cinza-escura, quase preta no dorso e flancos, clareando em direção ao ventre. As nadadeiras são cinza, porém mais claras que o corpo. Quando jovens, são mais claras e percebem-se quatro ou cinco faixas escuras verticais, que se confundem com a cor geral e ficam cada vez mais escuras à medida que crescem.

A Miraguaia costuma se alimentar no fundo.

Pode alcançar aproximadamente 1,60 m de comprimento e chega a ultrapassar os 50 kg, sendo um dos maiores peixes ósseos de seu habitat. Quando chega a estação reprodutiva, os indivíduos desta espécie costumam migrar para outras regiões onde as águas são mais quentes durante o inverno, e geralmente são encontrados junto a costões rochosos.


Os métodos de pesca incluem pesca de fundo, arremesso de barcos ou da costa e até o corrico de forma lenta. As iscas e iscas incluem camarão, caranguejo, lula, pedaços de peixe, jigs de metal entre outras. Lembrando a captura da Miraguaia encontra-se proibida, pois o peixe encontra-se ameaçado de extinção. Então, pesque e solte!


Curiosidades

A miraguaia é um peixe costeiro também conhecido por "Piraúna" e "Black Drum", nos Estados Unidos. Os animais de sua família são capazes de produzir sons bem audíveis, por meio de músculos associados à bexiga aérea, que agem como uma câmara de ressonância.


Recorde

O atual recorde catalogado no IGFA na categoria "All-Tackle" é de um exemplar de 51,28 kg e 135,26 cm, capturado em 15 de setembro de 1975 pelo pescador Gerald Townsend, pescando na beira de praia (surf casting). A isca utilizada foi uma pequena tainha.

Miraguaia recorde: 51,28kg

E ai, gostou desta matéria? Compartilhe!


Fonte: igfa.org


974 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page