Na verdade, esse animal não é um peixe. O nome científico desse ser marinho é “Salpa maggiore”. Ele pertence à família “Salpidae” e faz parte do subfilo “Tunicata”. As espécies desta família se movimentam de uma forma muito curiosa: encolhendo e bombeando água. Para isso eles têm dois furos por onde a água entra e sai, fluindo através de seu corpo. Com o bombeamento, essas criaturas também filtram seu alimento, o fitoplâncton.
Os salpidae podem chegar até 10cm. Seu corpo transparente ajuda, e muito, na camuflagem, pois eles não têm nenhuma outra forma de defesa. A única parte colorida de seu corpo são suas vísceras.
A espécie é comum em diversos oceanos, ocorrendo em águas equatoriais, subtropicais, temperadas e frias. A maior concentração ocorre no oceano austral, nas proximidades da Antártica.
São animais capazes de juntar-se em filas de mais de 1 km, e podem absorver cerca de 4.000 toneladas de CO2 por dia! Esta qualidade é muito relevante para o planeta já que poderiam inspirar alguma forma de reduzir o efeito estufa.
Considera-se que Salpas são animais multicelulares que se reproduzem rapidamente. São capazes de duplicar o seu número várias vezes por dia. De acordo com os cientistas, o Salpa possui um sistema nervoso muito parecido com o do ser humano. Por isso, eles acreditam que o nosso sistema evoluiu a partir de um sistema muito parecido com o da família salpidae.
Interessante, né? Se gostou, curta esse post e compartilhe com os amigos!
Comments