Você sabia que o maior peixe fisgado com uma vara no Brasil foi um Marlim azul? Aliás, é o maior Marlim pescado no Mundo! Este acontecimento foi em Vitória, no Espírito Santo, em 29 de fevereiro de 1992.
O pescador Paulo Amorim fisgou um Marlim Azul (makaira nigrikans) de 636 Kg, 4,62m de comprimento e 2,48m de diâmetro. Foi 1h30 de briga até que o peixe se entregasse. Era tão grande que não cabia no barco e, por isso, tiveram que rebocá-lo até o píer do Iate Clube do Espírito Santo onde, após 4 horas de navegação lenta, foram necessários 28 homens para tirá-lo da água.
Inclusive, para quem quiser conhecer um pouco mais sobre o feito e ver de perto o tamanho do animal, existe uma réplica do peixe em tamanho real no iate clube.
Infelizmente, em 2006 Paulo Amorim acabou falecendo, mas com certeza conseguiu realizar um dos seus sonhos: o de pegar o maior peixe do mundo. Por isso, hoje Vitória leva o título de "capital Mundial do Marlim" (a cidade ostenta também o recorde de maior marlin branco: 82,5 kg, pescado em dezembro de 1979).
Hoje em dia, o Filho de Paulo Amorim, Raphael, mantém a tradição da pesca na família, mas ele sabe que dificilmente o recorde do pai será batido, por conta da diminuição da quantidade de marlins existentes:
"Felizmente, hoje o Marlin está protegido e a captura dessa espécie está proibira em toda a costa do território brasileiro. Com o passar das gerações, percebeuse que não havia a necessidade de tirar a vida do anial, mas naquela época não existia essa consciência coletiva. Ainda assim, mantenho a esperança de quem sabe um dia superar meu pai, mas sei que é algo quase impossível.
Fonte: agazeta.com.br
Comments