top of page
Foto do escritorpiazada da pesca

Brasileira transforma redes de pesca descartadas no mar em produtos ecológicos.

A Brasileira Nara Guichon transforma redes de pesca descartadas no mar em produtos ecológicos. Entre os produtos estão saquinhos para guardar frutas e esfregão para limpezas pesadas. Ela tem feito um grande papel ajudando na preservação da natureza, afinal, uma rede feita de poliamida demora centenas de anos para se decompor.

Nara nasceu em Santa Maria, mas mora hoje em Florianópolis, onde tem o seu ateliê. Há mais de 40 anos ela desenvolve peças sustentáveis e a história com as redes de pesca começou em 1998.


Hoje, ela recebe cerca de 2 toneladas por ano. Tudo passa por um processo de limpeza e é reformado até ser transformado em sacos ou esfregões.


Transformação ecológica

Os esfregões substituem muito bem os produtos de plástico. Nara conta que a durabilidade das suas peças também é melhor. Após 6 anos de uso contínuo, o esfregão mantém a mesma gramatura. Além disso, ele não libera microplásticos.

Em 2014, Nara conheceu Marcella Zambardino, co-Ceo da Positiv.a, uma empresa que desenvolve produtos para casa e corpo, a partir de compostos 100% orgânicos.

As duas firmaram uma parceria, onde Marcella levou os dois produtos de Nara para a Positiv.a e se tornou a representante exclusiva dos esfregões.

De lá para cá, elas venderam 476,3 kg de produtos feitos a partir das redes de pesca. Nara também está transformando as redes em esponjas, colares, roupas e xales. Ainda não estão à venda no mercado, mas logo, os produtos estão disponíveis.


14 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page